Bacharelado em Música a Distância

Para primeira graduação: O curso de Bacharelado em Música a Distância do Unis MG forma profissionais com habilidades e competências instrumentais/vocais com musicalidade voltada para à disseminação da arte musical em diferentes instâncias sociais.

Para a segunda graduação: Esse curso também se destina à formação de egressos de licenciaturas em música para atuação como professores em disciplina especifica de instrumento ou canto em conservatórios e escolas específicas de música (sempre observando as regras individuais estabelecidas por cada conservatório ou escola para contratação de seus professores). Esses candidatos, ao realizarem o processo seletivo terão, mediante a análise de histórico escolar e planos de ensino, a dispensa de disciplinas para a obtenção de um novo diploma de bacharel com ênfase em determinado instrumento ou canto que, combinados com o diploma de licenciatura, tendem a oportunizar competências para a atuação na docência em instrumento ou canto.

As disciplinas desenvolvidas de forma articulada no Bacharelado em Música a Distância do Unis MG têm o objetivo geral de desenvolver a você a capacidade prática da música (popular e erudita) e a visão crítica para a atuação nas mais diversas possibilidades profissionais tais como em setores tradicionais, como orquestras, bandas, grupos de música popular e de jazz, corais e também em novos campos da área musical como na produção de propaganda, trilha sonora para cinema e teatro, games, multimídia, rádio, TV, internet, estúdios de gravação, e também em conjunto com a medicina, a psicologia e a assistência social.

O Bacharelado em Música a Distância do Unis MG oferece a possibilidade de desenvolver sua graduação com a ênfase uma das seguintes especificidades: piano, teclado, piano popular, violão, violão popular, violino, violoncelo, flauta transversal, flauta doce, guitarra elétrica, contrabaixo, saxofone, viola caipira, cavaquinho, bateria e Canto. Por isso, há a necessidade, já no processo seletivo, da escolha prévia de uma, dentre essas ênfases para ingresso e desenvolvimento em todo o curso.

Especificidades do processo seletivo

Para realização do vestibular, prepare-se para a prova de conhecimentos gerais e redação. Grave o programa abaixo relacionado ao seu instrumento ou canto em vídeo usando apenas uma câmera, smarthphone ou tablet que realize gravações com boa qualidade de áudio e vídeo. Vale ressaltar que o rosto e mãos do(a) instrumentista ou cantor(a) candidato(a) devem aparecer sem cortes ou mudanças de ângulo ou câmera.

Depois de gravar os vídeos, poste-os no YouTube e escolha a opção de “não listado” (não escolha a opção vídeo privado, pois esses serão desclassificados).

Programa para a gravação da parte prática do vestibular

Piano

Violão

Flauta transversal

Flauta doce.

Piano popular

Teclado

Violão popular

Guitarra elétrica

Contrabaixo

Saxofone

Viola caipira

• um “Clássico” da Música Brasileira (Samba ou choro para cavaquinho e moda de viola para viola)

Cavaquinho.

Canto

• uma canção brasileira, ou um um standard de Jazz, Blues ou uma Ária antiga.
  • uma peça de livre escolha (brasileira ou internacional)

• Atividades Acadêmico-Científico e Culturais
  • Contraponto
  • Criação Musical
  • Educação e multiculturalismo
  • Educação Musical - Formação de Musicalizadores
  • Educação Musical - Metodologias Ativas para a Atualidade
  • Educação musical - Teorias e Experiências no Brasil
  • Estágio Supervisionado I
  • Estágio Supervisionado II
  • Estágio Supervisionado III
  • Estágio Supervisionado IV
  • Estágio Supervisionado V
  • Estágio Supervisionado VI
  • Estágio Supervisionado VII
  • Estágio Supervisionado VIII
  • Estética e Apreciação Musical
  • Estruturação e Percepção Musical - Elementos Básicos de Harmonia a Quatro Vozes
  • Estruturação e Percepção Musical - Funções Harmônicas
  • Estruturação e Percepção Musical - Introdução à Harmonia
  • Estruturação e Percepção Musical - Notação Musical e Elementos Estruturais da Música Tonal
  • Fundamentos de Regência Coral
  • Tecnologia e Sociedade
  • Tópicos integradores

Polos

Encontros presenciais nas seguintes cidades.

Olá! Meu nome é Celso Augusto dos Santos Gomes. Sou Doutor em Educação. Minha pesquisa foi sobre a constituição de saberes e fazeres de professores de música que atuam no ensino superior. Meu Mestrado é em Tecnologias da Inteligência e Design Digital. Possuo Licenciatura em Música e Bacharelado em Música. Além de ser coordenador do curso de graduação em Música, atuo também como professor.

Meu e-mail é: celso.gomes@unis.edu.br. Se quiser falar comigo por telefone, estarei disponível no número (35) 3219-5096 de segunda a quinta-feira, das 13h às 17h.

O Grupo Unis dispõe de uma estrutura que permite ao aluno aliar a teoria vista em sala de aula com a prática da profissão. Além disso, o Curso de Música a distância possui:

• Início das Aulas: entradas em Fevereiro, Maio, Agosto e Outubro, conforme edital vigente.
  • Modalidade: Bacharelado - Distância
  • Tempo previsto: Mínimo 08 semestres e Máximo: 16 semestres
  • Carga Horária total:3.000 horas
  • Possibilidade de estudo em diversas regiões do Brasil.

• Empregabilidade: O Unis possui parceria com diversas empresas nacionais e internacionais.
  • Internacionalização: O Grupo Unis proporciona experiências acadêmicas internacionais para seus alunos e professores. São convênios com instituições de mais de 20 países localizados nas Américas. Ásia e Europa.

O Grupo Unis proporciona experiências acadêmicas internacionais para seus alunos e professores. São convênios com instituições de mais de 20 países localizados nas Américas, Ásia e Europa.