Vestibular 2017-2 - UNIS/MG

Curso Superior de Licenciatura em Música a Distância

O curso de Licenciatura em Música a Distância do Unis MG forma profissionais que se dedicam à disseminação do conhecimento e da arte musical em diferentes instâncias sociais. Aqui você poderá desenvolver suas capacidades musicais e pedagógicas através de disciplinas que abarcam elementos teóricos, históricos, estéticos, pedagógicos e de execução musical. Assim, essas disciplinas articuladas têm o objetivo geral de desenvolver a você a visão crítica, a capacidade prática da música (popular e erudita) e da educação musical.

Matriz curricular (Módulos)

Módulo Atividade de Ensino-Aprendizagem
  • Tecnologia e Sociedade
  • Filosofia da Educação
  • Recursos Tecnológicos e Musicais
  • Metodologia da Pesquisa Científica
  • Sociologia da Educação
  • Estruturação e Percepção Musical - Notação Musical e Elementos Estruturais da Música Tonal
  • Educação e multiculturalismo
  • Noções Básicas de Canto
  • Estruturação e Percepção Musical - Introdução à Harmonia
  • Instrumento Musicalizador Flauta Doce
  • Psicologia da Educação
  • Estruturação e Percepção Musical - Funções Harmônicas
  • História da Música - Da Idade Antiga ao Barroco
  • Educação Musical - Metodologias Ativas para a Atualidade
  • Prática de formação - Atuação cidadã do educador
  • Instrumento Musicalizador Violão e Guitarra
  • Fundamentos de Regência Coral
  • História da Música - Do Classicismo ao Século XX
  • Produção de Material Didático para Educação Musical
  • Prática de Formação - A diversidade na ação educativa
  • Estruturação e Percepção Musical - Elementos Básicos de Harmonia a Quatro Vozes
  • Instrumento Musicalizador - Percussão
  • Estágio Supervisionado - Processos de Ensino - Aprendizagem
  • Educação Musical - Possibilidades para Inclusão
  • Projeto interdisciplinar de Curso

Olá! Meu nome é Celso Augusto dos Santos Gomes. Sou Doutor em Educação. Minha pesquisa foi sobre a constituição de saberes e fazeres de professores de música que atuam no ensino superior. Meu Mestrado é em Tecnologias da Inteligência e Design Digital. Possuo Licenciatura em Música e Bacharelado em Música. Além de ser coordenador do curso de graduação em Música, atuo também como professor.

Meu e-mail é: celso.gomes@unis.edu.br. Se você quiser falar comigo por telefone, atendo no número (35) 3219-5096 de segunda a quinta-feira, das 13h às 17h.

O Grupo Unis dispõe de uma estrutura que permite ao aluno aliar a teoria vista em sala de aula com a prática da profissão. Além disso, o curso de Música possui:

• Início das Aulas: entradas em Fevereiro, Maio, Agosto e Outubro, conforme edital vigente.
  • Modalidade: Licenciatura - Distância
  • Tempo previsto: Mínimo 08 semestres e Máximo: 16 semestres
  • Carga Horária total: 3.200 horas
  • Possibilidade de estudo em diversas regiões do Brasil.

• Encontros presenciais e culturais.
  • Coro Cênico

O Licenciatura em Música a Distância te permite viver a experiência internacional em:

Portugal Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto – ESSE/IPP

Fundada em 1985, a ESE/IPP oferta um ensino com influência na educação e na intervenção social, na procura da excelência da formação cidadã e profissional a nível científico, técnico, artístico, pedagógico e ético, além do cruzamento da formação inicial e continuada com a investigação, extensão e prestação de serviços à comunidade e na internacionalização.